Pesquisa

Alguns eventos em 2015

em construção....

 

Intercâmbio de saberes reúne mulheres quilombolas e indígenas no Vale do Ribeira

Cananeia e Eldorado

 

COOPERAFLORESTA

Saberes e Práticas Agroecológicas

Barra do Turvo-SP

 

Projeto Cultural


Formação de Agentes Socioambientais



O Instituto Socioambiental (ISA) realizou enter 2014 e 2015 o projeto “Formação de agentes socioambientais de educação ambiental na agricultura familiar e implementação de projetos comunitários de educação ambiental”, (FAS) que tem por objetivo contribuir para a formação educacional e política de agentes locais que promovam o desenvolvimento socioambiental do Vale do Ribeira. Envolveu jovens entre 16 e 29 anos, quilombolas, indígenas, caiçaras, assentados e agricultores familiares, que foram divididos em cinco turmas com representantes dos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajati, Cananeia, Eldorado, Ilha Comprida, Iporanga, Pariquera-açu, Registro, Ribeira e Sete Barras, além dos paranaenses Bocaiúva do Sul e Paranaguá.

Ao longo de dez meses, esses jovens passaram por discussões a respeito de identidade local, valorização da agricultura familiar, acesso às políticas públicas voltadas ao campo, produção, comercialização e a juventude, gestão territorial, manejo agroflorestal, biodiversidade e legislação. Além disso, escreveram projetos comunitários e campanhas educativas, que serão implementados na próxima etapa desta iniciativa.

Veja mais informações AQUI

FEIRA DE MUDAS E SEMENTES E SEMINÁRIO

Soberania alimentar, cultura e renda são temas de debate na feira de sementes do Vale do Ribeira


Plantio de Milho Guarani

Fundação Nacional do Índio - Coordenação Regional Litoral Sudeste

 

 
Em todas as doze aldeias da região.


ENCONTRO DE POVOS TRADICIONAIS DO LAGAMAR

Caiçaras, Guarani, Quilombolas reunidos para conversar sobre seus modos de vida e como são afetados pelas Unidades de Conservação do Mosaico Lagamar, e para discutir a revisão do Plano de Manejo da APACIP - Área de Proteção Ambiental Cananeia-Iguape-Peruíbe. Abril de 2015.

      

Comissão Étnica

  

A Comissão Étnica é composta por todos os caciques e professores indígenas da região atendida pela Diretoria de Ensino de Registro-SP, e tem como objetivo discutir e implementar a Educação Diferenciada Indígena. Nas fotos em destaque a fala do cacique da aldeia Takuari de Eldorado-SP. Abril 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário